Computação
O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em inglês scheduling) é umaatividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribuído, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes, priorizando determinados tipos de processos. O escalonador de processos escolhe o processo que tem mais prioridade e menos tempo e coloca-o na memória principal, ficando os outros alocados em disco; com essa execução o processador evita ficar ocioso.
Escalonamento de processos homogeneos
O tipo mais simples de servidor de video é aquele capaz de suportar a exibiçao de um numero fixo de filmes, todos com a mesma taixa de quadros, a mesma resoluçao de video a mesma taixa de dados e outros parâmetros. Por exemplo para cada filme há um único processo cujo o trabalho é ler o filme do disco. Um quadro por vez e entao transmitir esse quadro para o usuario. Como todos os processos são importantes, têm a mesma quatidade de trabalho por quadro.
Escalonamento geral de tempo real
Esse tipo de escalonamento sugere que multiplos processos competindo pela CPU, cada qual com seu próprio trabalho e seus proprios prazos , seguerindo que todo processo soubesse a hora certa de começar, quando começar, terminar e quando terminar.
Escalonamento por taxa monotônica
O escalonameto por taxa monotônica consiste na execuçao de processos que satisfaça as seguintes condições
Cada processo périodico deve terminar dentro do seu período de execução.
Nenhum dos processos é dependente de qualquer outro processo.
Cada processo precisa de mesmo tempo de quantidade da cpu.
Quais quer processos não podem deixar de desobedecer o seu prazo.
A execuçao dos processos devem ser executadas instantaneamente e sem sobrecargas.
Escalonamento prazo mais curto primeiro
Esse tipo de escalonamento não requer que os processos sejam periódicos. Não exige o mesmo tempo de execução se comparado com os demais tipos