Computação
OpenGL é uma interface de software para dispositivos de hardware. Esta interface consiste em cerca de 150 comandos distintos usados para especificar os objetos e operações necessárias para produzir aplicativos tridimensionais interativos. OpenGL foi desenvolvido com funcionalidades independentes de interface de hardware para ser implementado em múltiplas plataformas de hardware.
Diante das funcionalidades providas pelo OpenGL, tal biblioteca tem se tornado um padrão amplamente adotado na indústria de desenvolvimento de aplicações. Este fato tem sido encorajado também pela facilidade de aprendizado, pela estabilidade das rotinas, pela boa documentação disponível [Neider2000] e pelos resultados visuais consistentes para qualquer sistema de exibição concordante com este padrão.
As especificações do OpenGL não descrevem as interações
O que é OpenGL ?
OpenGL (Open Graphics Library) é um padrão destinado a construção de uma biblioteca para a criação de imagens, adotado por diversas plataformas de hardware (microcomputadores, estações de trabalho,computadores de médio e grande porte), bem como em diversos sistemas operacionais como Windows, Linux, entre outros.
OpenGL é um API (Aplication Programming Interface) e, como tal, não provê comandos de alto nível para descrever objetos. Ao invés disso você deve construir o seu modelo a partir de primitivas geométricas (pontos, linhas e polígonos).
Este padrão contém diversas funções e procedimentos que tornam possível ao programador descrever objetos e realizar vários tipos de operações, obtendo imagens de alta qualidade.
Objetos podem ser polígonos (como quadrados e triângulos) e operações podem ser rotações, translações, reflexões ou projeções entre outras.
1.1 - OpenGL como máquina de estados
OpenGL é uma máquina de estados. Todos os estados ou modos habilitados nas aplicações têm efeito enquanto os mesmos estiverem ligados ou forem modificados. Todas as