Computação
Estruturas de Armazenamento: Banco de Dados
Sequencia 05 – Modelagem de Processo de Negócio:
Uma abordagem Prática
Esta tarefa requer uma conceituação adequada do significado de processo de negócio, e também um bom entendimento dos conceitos que caracterizam o processo, tais como: o seu objetivo, os eventos que o dirigem, as atividades que são realizadas como parte dele, as decisões que precisam ser tomadas dentro do seu escopo, os recursos necessários para que ele ocorra, as regras que definem como o processo deve ser realizado.
A seguinte definição do que é um processo nos ajudará a identificar os processos do negócio:
“ Um processo de negócio representa um conjunto de atividades, iniciado por um evento, que utiliza recursos, e dirigido por regras de negócio, e entrega um resultado, criando um determinado valor para um cliente interno ou externo de uma empresa.”
Com essa pauta preliminar é possível identificar se as tarefas identificadas anteriormente correspondem aos processos que existem no negócio. O cuidado que deve se ter aqui, é não confundir o nível de abstração da análise, já que sabemos que existe uma hierarquia: isto é: processos, subprocessos, atividades e tarefas, nessa ordem.
Assim, inicialmente, deve-se manter a análise somente no nível de processos. Como fazer isso? Para cada funcionalidade do negócio em estudo, verificam-se as características dessa funcionalidade, isto é se correspondem aos conceitos listados anteriormente.
Com os candidatos a processos identificados, temos realizado apenas o primeiro passo. O próximo passo consiste em definir cada um deles. É necessário então, para cada processo, responder ao Questionário de Identificação de Processos. Para facilitar essa tarefa segue esse questionário (com comentários).
QUESTIONÁRIO PARA IDENTIFICAR OS PROCESSOS
O questionário deve ser respondido para cada processo!
Quais são as atividades envolvidas?
Lista de atividades de acordo com a