Computação
Em redes de computadores, dado a comunicação de dois elementos, A e B, desejamos tenham uma comunicação segura. Para isso, a mensagem que A enviar para B precisa chegar até B sem que a mesma tenha sido alterada durante a transmissão. Além disso, quando B receber a mensagem de A, ele precisa ter certeza que foi A que enviou e não alguém se passando por A e apenas B deve ser capaz de entender a mensagem que A enviou. Por fim a ambos devem estar disponíveis sempre para realizar uma comunicação. Baseados nessas propriedades, definimos 4 conceitos para a comunicação segura:
AutenticidadeO controle de autenticidade está associado com identificação correta de um usuário ou computador. O serviço de autenticação em um sistema deve assegurar ao receptor que a mensagem é realmente procedente da origem informada em seu conteúdo. Normalmente, isso é implementado a partir de um mecanismo senhas ou de assinatura digital. A verificação de autenticidade é necessária após todo processo de identificação, seja de um usuário para um sistema, de um sistema para o usuário ou de um sistema para outro sistema.
Confiabilidade significa proteger informações contra sua revelação para alguém não autorizado - interna ou externamente. Consiste em proteger a informação contra leitura e/ou cópia por alguém que não tenha sido explicitamente autorizado pelo proprietário daquela informação. A informação deve ser protegida qualquer que seja a mídia que a contenha, como por exemplo, mídia impressa ou mídia digital. Deve-se cuidar não apenas da proteção da informação como um todo, mas também de partes da informação que podem ser utilizadas para interferir sobre o todo. No caso da rede, isto significa que os dados, enquanto em trânsito, não serão vistos, alterados, ou extraídos da rede por pessoas não autorizadas ou capturados por dispositivos ilícitos.
O objetivo da confidencialidade é proteger informação privada (cidadãos, indústrias, governo, militar). Na comunicação, ela é