Computação nas Nuvens
Trabalho de Recuperação Final
Aluno(a): Nathália Alcântara Ferreira
Série: 1º ano E.M
Professor(a) Responsável: Kátia Magaly
Colégio: Polimig
Conceito:
O conceito de computação em nuvem (em inglês,cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet.
O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet , a "grande nuvem" de computadores, sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
Tipologia:
Atualmente, a computação em nuvem é dividida em sete tipos:
- IaaS: Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como
Serviço (em português): quando se utiliza uma percentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adéqüe à sua necessidade.
- PaaS: Plataform as a Service ou Plataforma como
Serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um WebService, etc. (p.ex.: Windows Azure e Jelastic).
- DevaaS: Development as a Service ou Desenvolvimento como
Serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma na computação em nuvem como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
- SaaS: Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em