Computação móvel
Nota-se também uma grande evolução e disponibilidade de dispositivos móveis tais como celulares, notebooks entre outros, que nos traz a estimativa de que em poucos anos milhares de usuários terão a disponibilidade desses equipamentos com comunicação móvel. Esse ambiente é propicio para a criação do conceito de computação móvel.
Computação móvel pode ser representada como um novo paradigma computacional que permite que usuários desse ambiente tenham acesso a serviços independentemente de sua localização, podendo inclusive, estar em movimento. Mais tecnicamente, é um conceito que envolve processamento, mobilidade e comunicação sem fio. A ideia é ter acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer momento.
Esse conceito de computação móvel nos leva diretamente a cloud computing (computação em nuvem), basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja, vejamos mais sobre no decorrer do texto.
Método De Pesquisa: Foi realizado um Levantamento dos dados secundários (Fink, 1995) da literatura sobre as Tecnologias de Informação Móveis, Sem Fio e Ubíquas. Foram selecionados dois artigos com os temas: Tecnologias de informação móveis, sem fio e ubíquas: definições, esta do e oportunidades de pesquisa e também o site de informação http://www.wikipedia.org/. Primeiramente foi realizada uma coleta de dados na