COMPUTAÇÃO EM NUVEM
A chamada computação em nuvem é uma tendência que vem se disseminando aos poucos no mundo web, atingindo tanto os usuários domésticos quanto as empresas que necessitam de uma infra-estrutura boa para manter seus serviços disponíveis sem gastar muito. Neste sentido a cloud computing é uma tecnologia que permite acesso remoto a programas (softwares), arquivos (documentos, músicas, jogos, fotos, vídeos) e serviços por meio da internet.
As vantagens da computação em nuvem são muitas podendo oferecer a possibilidade de acessar arquivos de qualquer computador ou dispositivo móvel, não há necessidade de usar uma máquina com muito espaço de armazenamento, pois tudo é executado e salvo em servidores remotos.
As principais características da computação em nuvem são a agilidade, escalabilidade, acesso em qualquer local e por diferentes aparelhos (telefones celulares, laptops e PDAs), permite o compartilhamento de recursos por um grande grupo de usuários, serviços fáceis de usar, não sendo necessária instalação. Porém, o quesito segurança preocupa um pouco. Assim como tem surgido tecnologias como esta para facilitar o acesso às informações, paralelamente pessoas especializadas em invadir computadores e programas, os "hackers" podem invadir os dados e roubá-los.
2. Trabalhos Relacionados
Existem alguns trabalhos que abordam o tema Computação em Nuvem apresentando seus conceitos, características, vantagens e desvantagens, e a segurança da informação do serviço de computação em nuvem.
O artigo Computação em nuvem de Nogueira e Pedrosa apresenta uma introdução ao conceito de Computação na Nuvem cujo objetivo é abordar a definição deste novo modelo de computação, características, arquitetura e infraestrutura necessária, aplicações, vantagens e desvantagens.
No artigo Segurança de Dados na Computação em Nuvens nas Pequenas e Médias Empresas de Dias, Rodrigues e Pires aborda quais são as precauções a serem tomadas na hora de colocar todos os dados em um