Computação em Nuvem
Devido ao grande avanço na área da computação cresce cada vez mais o uso de recursos remotos, chamado Computação em Nuvem. Funciona quando um conteúdo executado em um computador passa a ser executado na internet por meio de um navegador. Não é necessário a instação de programas ou de armazenar dados, o armazenamento é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, por este motivo o nome Nuvem.
ARQUITETURA
Na computação em nuvem são utilizados hardware e software. O hardware e o software dos datacenters é o que forma a nuvem. A computação em nuvem pode estar disponível em serviços públicos (Amazonweb services, google appengine, Microsoft azure) e também privados (Private Cloud).
A computação em nuvem pode ser dividida em duas partes, o front end – que seria o computador do cliente, a interface com a aplicação necessária para acessar o sistema da nuvem, nem todos os sistemas tem a mesma interface para o usuário. E a outra parte seria o back end – onde estão os servidores e sistemas de armazenamentos de dados que criam a nuvem de serviços de computação. Um servidor central administra o sistema, monitorando o tráfego e as demandas do cliente para assegurar que tudo funcione tranquilamente. Ele segue um conjunto de regras chamadas protocolos e usa um tipo especial de software chamado middleware. O middleware permite que computadores em rede se comuniquem uns com os outros.
SAAS: É a ultima camada da computação em nuvem, e mais conhecida. Isso se deve ao fato de que aplicações populares como Gmail, Google Drive, Facebook, Internet Banking, Netflix e tantas outras, estão alocadas nessa camada.
PAAS: É a segunda camada. Essa camada é mais utilizada pelos desenvolvedores de aplicações pois com base no IaaS eles criam soluções e recursos necessários para armazenamento, organização de banco de dados, escalabilidade, suporte de