Computação com uso da caneta
A principal vantagem do Comércio Eletrônico é que as empresas podem definir estratégias visando à expansão de seus negócios e, consequentemente, ganhar mais mercado. O Comércio Eletrônico é o responsável pela viabilização da globalização das organizações, através de sua praticidade, tanto para fornecedores e clientes quanto para a própria empresa. Outras vantagens do comércio eletrônico são dispostas abaixo.
Estratégia Competitiva
O Comércio Eletrônico pode ser encarado como uma estratégia competitiva, tendo em vista que proporciona vantagens relacionadas a custos, a oferta de produtos e serviços diferenciados, a um melhor relacionamento com os clientes (conhecimento constante do perfil dos clientes, seus hábitos e regularidade de consumos), a facilidade no acesso a novos mercados e clientes (com baixo esforço financeiro), ao auxílio à introdução de produtos substitutos, a maior facilidade na eliminação de intermediários (antes a indústria necessitava de empresas intermediárias para revender seus produtos e só então ele chegava aos consumidores e, hoje, não mais), uma maior facilidade na promoção de novos produtos, a novas estratégias competitivas com o uso da Tecnologia, dentre outras.
Economia Direta
A economia direta corresponde à redução de forma significativa dos custos de comercialização (a ausência de loja física elimina os custos em decoração, vitrines, segurança física e saneamento, além de propiciar maiores descontos no valor do produto aos clientes, tendo em vista que os custos de contratação de vendedores e do repasse de comissões aos mesmos não existem), distribuição (criação de centros de distribuição) e serviços a clientes.
Customização em Massa & Inovação nos Produtos
A customização em massa é o processo de fornecer bens e serviços feitos sob medida para os clientes, de acordo com as preferências de cada um dos clientes em relação à forma, ao tempo, ao lugar e ao preço. O objetivo desta estratégia é atender