Computadores quanticos
O uso do computador como ferramenta de ensino.
TAMIRES RODRIGUES ROQUE 2 semestre ADM.
O ensino pelo computador, segundo Valente implica que o aluno, através da máquina, possa adquirir conceitos sobre praticamente qualquer domínio. Entretanto, a abordagem pedagógica de como isso acontece é bastante variada, oscilando entre dois grandes pólos.
Esses pólos são caracterizados pelos mesmos ingredientes: computadores (hardware), o software (o programa de computador que permite a interação homem-computador) e o aluno. Porém, o que estabelece a polaridade é a maneira como esses ingredientes são usados. Num lado, o computador, através do software, ensina o aluno. Enquanto no outro, o aluno, através do software, "ensina" o computador. Quando o computador ensina o aluno o computador assume o papel de máquina de ensinar e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador.
Em 1984 o Congresso Nacional aprovou a primeira Lei de Informática, estruturando a indústria brasileira. Entre diversas barreiras, a maior foi a ausência de mão-de-obra qualificada para atuar neste setor. Precisávamos de técnicos especialistas formados em nível superior e médio e assim o Ministério da Educação e Cultura (MEC) passou a ser co-responsável para atingir a meta de introduzir o Brasil no rol dos países desenvolvidos e tecnológicos. O MEC elaborou currículos e efetivou os primeiros cursos para propiciar a formação adequada aos profissionais da informática. O primeiro uso da informática na educação foi o próprio ensino da informática e da computação. Logo se apresentou uma segunda maneira, que era o emprego da informática como ferramenta de ensino, diferente do ensino de informática propriamente dito. A saída mais plausível para que o professor possa empregar a informática educacional com mais tranqüilidade e naturalidade no seu cotidiano é fornecer a ele cursos, além, é claro, de uma infraestrutura adequada e condições mínimas para realizar seu