COMPUTADOR
As válvulas eletrônicas substituem os relês e ainda assim os computadores têm medidas enormes, atingindo um comprimento de dezenas de metros. Pesavam toneladas, eram caros e consumiam energia elétrica aos KW. A geração de calor era grande e as válvulas queimavam com frequência. Usavam memória de núcleo magnético e eram programados manualmente, bit a bit. Essa geração de computadores era utilizada apenas com propósitos militares.
Os computadores de primeira geração são todos os baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas. Esta geração vai até 1959, mas seu início é classificado em 1942 e 1951.
Os computadores da primeira geração normalmente quebravam após não muitas horas de uso. Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
Considerando que só em 1951 surgiram os primeiros computadores produzidos em escala comercial, pode-se iniciar a primeira geração com o UNIVAC I destacando o EDVAC, o
Whirlwind e a IBM 650 como computadores típicos dessa geração. Não é difícil de imaginar a confiabilidade, a quantidade de energia consumida e o calor produzido por 20.000 válvulas de um computador da primeira geração.
Como era muito trabalhoso e demorado programar as pessoas que faziam este trabalho eram em sua maioria mulheres, pelo cuidado e percepção.
2ª Geração de Computadores – 1959 a 1964
Transistores aquecem muito pouco, são mais confiáveis, mais rápidos, menores e mais baratos e consomem pouca corrente elétrica. As válvulas eletrônicas foram rapidamente substituídas. Os transistores são componentes de estado sólido e, portanto não quebram facilmente. Assim as máquinas ficaram menores, com poucos metros em cada direção. Perderam peso, agora abaixo de uma tonelada. Também ficaram mais rápidos
(centenas de Hz) e só consumiam uma fração de KW. Utilizavam disco removível e fita magnética e eram