Computador
Com o avanço da tecnologia mais e mais tipos de memórias a semicondutor foram sendo criadas. A seguir descreveremos de forma simples alguns desses tipos.
RAM – Random Access Memory – Memória de Acesso Aleatório: Este termo é comumente empregado para memórias a semicondutor voláteis (normalmente as DRAM usadas como MP), mas todas as memórias a semicondutor são de acesso aleatório. Isso significa que qualquer endereço pode ser acessado com o mesmo gasto de tempo (ciclo de memória) como dissemos anteriormente.
O acesso não depende da posição do endereço na memória.
DRAM – Dynamic RAM – Necessitam receber um pulso de energia (refresh) de tempos em tempos para não perder os dados armazenados e também quando um dado é escrito/lido.
Este tipo de memória é usado na MP.
SRAM – Static RAM – Sua tecnologia permite serem acessadas sem a necessidade do refresh. Dessa forma são mais rápidas que as DRAM e por isso mais caras. Esse tipo de memória é usado na memória cachê.
ROM – Read Only Memory – Memórias de Leitura Apenas (memórias de apenas leitura) – Também é uma memória de acesso aleatório com as RAM, mas sua tecnologia de fabricação é bem mais simples, pois seu emprego é específico para a gravação de microprogramas como o Sistema Básico de Entrada e Saída (BIOS). O BIOS é usado no IPL (initial program load) ou ”boot” do computador.
Outros dispositivos periféricos utilizam memórias ROM para guardar seus microprogramas (também conhecidos como firmware). Até mesmo os pentes de memória RAM possuem pequenas memórias
ROM para controle de atividades.
PROM – Programmable ROM – ROM programável – Este tipo de ROM sai da fábrica sem nenhum programa. Outras indústrias a compram para inserir seus próprios firmwares. Uma vez feita a gravação não se pode mais modificar o conteúdo.
EPROM – Erasable PROM – PROM apagável - Este tipo de chip possui uma janela (abertura coberta por um plástico