Computacao
Marcos Kalinowski, mk@kalisoftware.com Rodrigo Oliveira Spínola, ros@kalisoftware.com, rodrigo@sqlmagazine.com.br De que se trata o artigo: Consideramos de fundamental importância para um processo de engenharia de requisitos que ele seja capaz de lidar com dificuldades e problemas relacionados a requisitos que possam surgir durante o desenvolvimento de software na prática. Uma iniciativa rumo ao levantamento destas dificuldades e problemas e de maneiras de estruturar um processo para lidar com estes problemas encontra-se neste artigo.
Para que serve: Existem diferentes maneiras de estruturar um processo com atividades relacionadas à engenharia de requisitos em empresas desenvolvedoras de software. Acreditamos que modelos de maturidade, como o MPS, possam servir como um arcabouço para a definição deste processo. As exigências relacionadas à engenharia de requisitos no modelo MPS podem ser encontradas em (SOFTEX, 2007a) e maneiras de implementar estas exigências podem ser encontradas em (SOFTEX, 2007b). Este artigo complementa este material através da descrição de problemas práticos associados à engenharia de requisitos e soluções concretas para os problemas apresentados.
Em que situação o tema é útil: O intuito deste artigo é servir como instrumento para trazer conhecimento a respeito de engenharia de requisitos para a prática, discutindo como o conhecimento na área pode ser aplicado para resolver problemas práticos reais. Desta forma, o artigo pode ainda ser utilizado como complemento ao Guia de Implementação do MPS (SOFTEX, 2007b), auxiliando organizações na estruturação de um processo de engenharia de requisitos capaz de lidar com diferentes tipos de problemas. Atualmente muitas empresas estão se movimentando no sentido de definir detalhadamente seus processos para apoiar suas atividades de desenvolvimento. O cenário da crescente adoção de modelos de maturidade como MPS (SOFTEX, 2007a)