Comprimento da onda
As ondas sonoras se propagam pelo meio material elástico e têm uma certa extensão ou comprimento de onda () que pode ser definido como a distância mínima em que um padrão temporal da onda (ou seja, um ciclo) se repete. Compare com o período () que pode ser definido como o intervalo mínimo de tempo em que um padrão de vibração se repete em um certo ponto no espaço. Ou seja, o comprimento de onda está relacionado ao tamanho de um ciclo da onda sonora que se forma no espaço, enquanto que o período diz respeito ao tempo que esse mesmo ciclo leva para se formar.
O padrão temporal da onda se move no espaço (com a velocidade de propagação).
A amplitude de uma onda é a medida da magnitude de um distúrbio em um meio durante um ciclo de onda. Por exemplo, ondas em uma corda têm sua amplitude expressada como uma distância (metros), ondas de som como pressão (pascals) e ondas eletromagnéticas como a amplitude de um campo elétrico (volts por metro). A amplitude pode ser constante, ou pode variar com tempo e/ou posição. A forma desta variação é o envelope da onda.
No tempo correpondente a um período (), a onda terá se deslocado exatamente o seu comprimento. Se a velocidade de propagação é dada pela distância percorrida dividida pelo tempo gasto, temos:
Vamos supor que uma pessoa segure uma das extremidades de uma corda, e que essa pessoa passe a fazer movimentos para cima e para baixo com a sua mão.
Suponhamos que o intervalo de tempo decorrido de um sobe-desce da mão dessa pessoa seja constante, onde a altura da posição mais alta da mão com relação à posição mais baixa não varie.
Os movimentos da mão da pessoa irão provocar uma sucessão de ondas senoidais que irão passa pela corda com velocidade de intensidade V, conforme veremos na ilustração abaixo.
O intervalo de tempo que é necessário para que um ponto vibrante percorra um ciclo completo é denominado período (T).
Se pensarmos no exemplo dado acima, veremos que o período