comprimento de onda maximo cobalto e permanganato
Espectrômetro UV visível absorção molecular Cobalto e Permanganato
Professora: Dra. Débora Astoni Moreira
Alunos: Denys Ribeiro de Oliveira Costa
Edvan Souza Santos
Franciane de Oliveira Andrade
José Henrique Faleiro
Lucilene de Freitas Rosa
Urutaí
Outubro/2013
1. INTRODUÇÃO
A química analítica é uma ciência de medição que consiste em um conjunto de ideias e métodos poderosos que são úteis em todos os campos da ciência e medicina. A análise qualitativa estabelece a identidade química das espécies presentes em uma amostra. A análise quantitativa determina as quantidades relativas das espécies (SKOOG et al. 2006).
Os métodos ópticos são os que empregam a luz, ou melhor, as propriedades da interação da luz com a matéria. Para fazer a analise quantitativa e qualitativa das substancias.
Quando um feixe de radiação monocromática incide sobre uma solução homogênea, uma parte desta radiação e absorvida. A intensidade de radiação absorvida (A) depende do caminho óptico que a luz percorre dentro da solução (b), da concentração da espécie em solução (c) e da constante de absortividade molar desta espécie (). Desta forma, a lei de Lambert-Beer pode ser escrita como.
A= bc
Portanto, mantendo-se o caminho óptico constante, pode-se determinar a concentração de uma espécie em solução, através da medida de absorvância. Na pratica, uma curva de absorvância versus concentração da espécie de interesse è construída e a concentração da amostra é determinada através desta curva (equação da reta) (EWING, 2006). Para se realizar uma análise espectrofotométrica ainda é necessário conhecer o espectro de absorção da espécie que se quer determinar. Isto é feito para definir qual o comprimento de onda da radiação incidente, que causara o máximo de cãoorção pela espécie e assim obter a melhor sensibilidade na sua determinação. O espectro de absorção e obtido variando-se o comprimento de onda (ƛ) da radiação que incide sobre a amostra