compressores
5
COMPRESSORES
Cada componente básico de um sistema de compressão a vapor,
(compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador), apresenta um comportamento característico, sendo, ao mesmo tempo influenciado pelas condições impostas pelos outros componentes. Assim, por exemplo, uma variação na temperatura da água de condensação pode afetar a vazão de refrigerante bombeado pelo compressor, o que pode resultar em um reajuste do dispositivo de expansão, acompanhado de uma variação na pressão de evaporação.
Analisando individualmente cada componente básico do sistema de refrigeração, considera-se o compressor como o coração do sistema de compressão a vapor.
Os compressores podem, em geral, ser divididos em dois tipos: Os compressores de deslocamento positivo, no qual o gás é comprimido por redução de volume como nos compressores alternativos e rotativos e o compressor centrífugo (turbo), no qual o gás é acelerado pelas pás do rotor e sua velocidade é convertida em pressão, como nos compressores centrífugos de um estágio ou de vários estágios.
5.1
COMPRESSORES ALTERNATIVOS
Os compressores alternativos são construídos em distintas concepções, destacando-se entre elas os tipos aberto, semi-hermético e hermético (selado).
No compressor aberto, o eixo de acionamento atravessa a carcaça, sendo, portanto, acionado por um motor exterior, como ilustrado na (fig. 39a). O emprego de um selo de vedação deve ser previsto a fim de evitar fuga de gás refrigerante ou penetração de ar externo quando a pressão for menor que a atmosférica. O compressor aberto é usado em instalações de amônia, podendo também operar com compostos halogenados.
FIGURA 39 - COMPRESSORES ALTERNATIVOS - a) ABERTO - b) SEMIHERMÉTICO - c) HERMÉTICO
(a)
(b)
(c)
52
No compressor semi-hermético, a carcaça exterior aloja tanto o compressor propriamente dito quanto o motor de acionamento, como pode ser observado na
(fig. 39b). Nesse tipo, que