Compressor
Compressor rotativo Roots (êmbolo rotativo) são máquinas de rotação de dois eixos. Uma engrenagem síncrona assegura o movimento livre sem contato dos eixos. Para evitar perda de pressão e para garantir o máximo em desempenho, a folga (e a distância à parede da carcaça) são mantidas o menor que possível - como no compressor helicoidal.
Neste compressor, o ar é transportado de um lado para o outro sem alteração de volume. A compressão do ar efetua-se pelos cantos de duas células rotativas, cujo ar é forçado a passar para o outro lado do compressor, que eventualmente estará sendo enviado para uma câmara fechada a receber a pressão.
Através de um acionamento sincronizado das células, pode-se obter uma operação sem contato entre as células rotativas e a carcaça do compressor, não sendo necessária uma lubrificação no seu interior, apenas no rolamento do eixo rotativo das células.
São conhecidos como sopradores Roots e constiruem em um esxemplo típico de soprador, porque gera aumentos de pressão muito pequenos (funcionam a pressões de 0,8 a 1 bar).
Os dois lóbulos são montados em eixos paralelos, e giram em sentido oposto. O ar é puxado para os espaços entre os lóbulos e o invólucro, e levado do orifício de entrada para o de saída. Engrenagens reguladoras, localizadas em um dos extremos de cada eixo paralelo, mantém a relação adequada entre os lóbulos.
Onde:
(a) – Sucção do ar atmosférico;
(b) – Início da compressão do ar com a rotação do rotor, pois há uma diminuição do seu volume; (c) – Compressão completa do ar comprimido; (d) – Descarga do ar comprimido para utilização em um sistema pneumático.
Áreas de aplicação
Pressurização de estações de tratamento de esgoto
Circulação de gás - alta pressão
Produção de aço
Exploração de gás
Vantagens:
Este tipo de compressor é capaz de enviar enorme carga, (volume de ar), para ambientes de grande necessidade