Compressor radial
OR RADIAL
•INTRODUÇÃO
Compressores Dinâmicos Radiais
Os compressores dinâmicos radiais, no qual o escoamento de gás de saída é perpendicular ao eixo, são chamados compressores centrífugos.
Os compressores centrífugos são adequados a gases venenosos, inflamáveis, em que se precisa comprimir uma grande quantidade de gás a uma alta pressão.
Os compressores radiais são máquinas de fluxo como os compressores axiais, nos quais a energia cinética é convertida em pressão.
O ar é acelerado a partir do centro de rotação, em direção à periferia, ou seja, é admitido pela primeira hélice (rotor dotado de lâminas dispostas radialmente). Na operação real, o ar entra no impulsor de primeiro estágio próximo ao eixo, é jogado para fora, e deixa o diâmetro extremo do impulsor em alta velocidade. O ar que deixa o primeiro impulsor entra no segundo, e a ação é repetida, se a relação de compressão entre os estágios é determinada pelo desenho da hélice,sua velocidade tangencial e a densidade do gás.
Compressor radial (centrífugo)
Este compressor também trabalha segundo o princípio de fluxo , adequado para o fornecimento de grande vazão de ar. Os compressores radiais são máquinas de fluxo como os compressores axiais, nos quais a energia cinética é convertida em pressão. Nesta a aspiração também ocorre no sentido axial sendo em seguida o ar conduzido no sentido radial (90º em relação ao eixo) para a saída. Também os compressores radiais são fabricados para grandes vazões, são de baixa manutenção, e para alcançar pressões maiores são necessários vários estágios de compressão. Compressor Dinâmico de Fluxo radial
Vantagens - este compressor é empregado quando requer grandes quantidades de volume e de ar comprimido,e, é de baixa manutenção.
Desvantagens - comparando a eficiência com o deslocamento positivo, este é menor.
Detalhes Construtivos
Impelidores - Nos impelidores o gás recebe inicialmente um trabalho