Compreensa O E Inter De Texto 1
PROF. NECI DAHER
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Compreensão ou intelecção de texto – consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado para responder às questões se apresenta normalmente assim:
Segundo o texto está correta...
De acordo com o texto, está incorreta ...
De acordo com o texto é certo afirmar que...
O autor do texto afirma que...
O autor ainda sugere que...
Interpretação de texto - consiste em saber o que se infere ( conclui ) do que está escrito no texto. O enunciado para responder às questões normalmente é encontrado da seguinte maneira:
Com apoio no texto, infere-se que...
O texto possibilita deduzir que...
Pretende o texto mostrar que...
O texto possibilita o entendimento de que...
O texto encaminha o leitor para...
TIPOLOGIA TEXTUAL
1- NARRAÇÃO: texto em que se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar envolvendo personagens. Na narração há um autor personagem ( 1ª pessoa ) ou um autor observador ( 3ª pessoa) um início, um conflito, um clímax e um desfecho.
2- DESCRIÇÃO: texto em que se indicam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Na descrição, o autor tenta usar os mais variados sentidos para explicar como é o objeto, as personagens, o ambiente e a paisagem. Ele fala do aroma, das cores, dos cheiros, das sensações dos personagens, tudo o que envolve a realidade a ser descrita.
3- DISSERTAÇÃO: dissertar significa “falar sobre” . É o texto no qual se expõe ideias, seguidas de argumentos que as comprovem. Na dissertação, o autor deve revelar a sua opinião a respeito do assunto.
HÁ EM TODOS OS TEXTOS:
1º - ideias reveladas explicitamente pelo autor ;
2ª – ideias implícitas, que podem ser depreendidas a partir do texto, ou seja, o texto autoriza a tirar conclusões determinadas;
AS VOZES TEXTUAIS:
Além de saber o que foi dito, é relevante perceber quem disse. Qualquer texto possui