Compreender a dimensão investigativa do serviço social.
Elementos de avaliação: texto conciso e coeso com referencia aos textos trabalhados em sala de aula e discussões realizadas no processo.
Observação importante: As questões deverão ser resolvidas em casa, e trazidas no dia da prova, neste dia será sorteado apenas uma para ser transcrita na folha de provas oficial, na ocasião da prova não será permitido a consulta em nenhum texto, ou anotações de caderno, apenas na folha de resposta.
1) Se, entendemos a categoria trabalho como fundante do ser social, trata-se de um processo histórico em que o homem ao produzir os meios complexa, necessários para satisfazer suas necessidades, vai criando novas necessidades, cada vez mais complexas, as quais exigem o domínio de conhecimentos, meios e instrumentos também cada vez mais complexos. Podemos dizer que a construção do conhecimento refere-se ao processo de busca de satisfação de uma dessas necessidades e que é uma das expressões e objetivações mais complexas da prática social humana. A partir desta afirmação descreva como ocorre a produção do conhecimento para o homem, suas fases e sua complexidade?
R:
A construção de conhecimento se dá num processo histórico a fim de satisfazer as necessidades e complexamente criando outras necessidades, esta complexidade exige conhecimento histórico, social e de instrumentos para articular o processo entre a ação, o conhecimento e práxis.
“...a atitude primordial e imediata do homem, em face da realidade, não é a de um abstrato sujeito cognoscente, de uma mente pensante que examina a realidade especulativamente, porém, a de um ser que age objetiva e praticamente, de um indivíduo histórico que exerce a sua atividade prática no trato com a natureza e com os outros homens, tendo em vista a consecução dos próprios fins e interesses, dentro de um determinado conjunto de relações sociais (Kosik, 1976).”
No processo de trabalho o