Composto de marketing
O Marketing é uma função organizacional, o processo pelo qual envolve a comunicação e
Também conhecido como mix de marketing, o composto de marketing é interpretado como um conjunto de ferramentas que a organização emprega para alcançar seus objetivos no mercado-alvo. Esse composto de marketing refere-se ao grupo de variáveis que a empresa utiliza como ingredientes para implantar a sua estratégia. Em 1964 Neil H. Borden criou esse conceito no qual detalha as principais ferramentas em quatro amplos grupos, denominados os “4P´s” do marketing: produto, preço, praça e promoção, termos que vêm do inglês product, price, place e promotion.
Conforme Cobra (2009), entre as atividades que esse planejamento visa agrupar está a elaboração de cenário, estimativa de demanda, conhecimento do mercado potencial de cada produto ou serviço, previsão de vendas detalhada, níveis de preço, ciclo de vida dos produtos, comparação do portfólio da empresa com a concorrente, análise das alternativas para distribuição dos produtos ou serviços, entre outras tarefas.
1. Produto
Define-se como produto tudo aquilo que é oferecido ao mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, seja ele um bem físico, serviço, experiência, evento, pessoa, lugar, propriedade, organização, informação ou ideia (KOTLER, 2006). Cobra (2009) relata que um produto ou serviço busca proporcionar a satisfação, ou pelo menos suprir alguma necessidade específica, do consumidor final, através dos chamados valores tangíveis e valores intangíveis. O benefício que o comprador espera ter ao consumir ou usar um produto (valores intangíveis) é tão importante quanto os aspectos físicos como modelagem, acabamento, entre outros (valores tangíveis).
Este produto geralmente tem características que especificam a sua finalidade, no caso de bens físicos, por exemplo, eles terão padronização, modelos, tamanhos, designs, embalagens e configurações singulares. Atributo fundamental na sedução dos