Composto de marketing
O interesse para desenvolver o presente trabalho surgiu da necessidade de mostrar a importância do composto de marketing para o grupo de supermercados Super Luna, a forma que o destacou dos demais concorrentes e o fez expandir no mercado de varejo da região, e detalhar como uma organização deve trabalhar utilizando (promoção e praça) para poder discernir o nicho de mercado para o qual se deseja vender seus produtos, objetivando direcionar todas as ações de forma precisa, possibilitando retornos consistentes no que se refere à satisfação dos clientes e da empresa.
Tendo em vista a importância do marketing de varejo e como é difícil se destacar no mercado que se torna cada vez mais competitivo, identificamos no Supermercado Super Luna, quais as estratégias de marketing usadas pela rede para se destacarem diante dos concorrentes e se expandir para outras regiões.
2. MIX DE MARKETING
Mix de Marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para alcançar seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Mc Carthy (1983) classificou essas ferramentas em quatro grupos amplos que denominou os “4P´s” do marketing: produto, preço, praça e promoção. Frey (1961) propôs que as quatro variáveis de decisão de marketing fossem classificadas em dois fatores: a oferta (produto, embalagem, marca, preço e serviço) e os métodos e ferramentas (canais de distribuição, venda pessoal, propaganda, promoção de vendas e publicidade). Lazer e Kelly (1962) propuseram uma classificação de três fatores: composto de bens e serviços, composto de distribuição e composto de comunicação. Cobra (1997), afirma que todos os elementos do composto de marketing foram criados e estabelecidos para atender ao mercado-alvo, ou seja, o consumidor. Kotler (2000) classificou os 4P’s como ferramentas que representam à visão que a empresa vendedora tem das