Composição Granulométrica
Campus Toledo
Materiais de Construção Civil A – Elizabete Yukiko Nakanishi Bavastri
AGREGADOS- DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
TAREFA N°: 01 / LABORATÓRIO : 01
NOME: CAROLINA PINHEIRO SCHEURER
R.A. : 1073281
INTEGRANTES DO GRUPO:
DATA DE ENTREGA : 29/10/2013
TOLEDO
2014
RESUMO Granulometria, graduação ou composição granulométrica de um agregado é a distribuição percentual dos seus diversos tamanhos de grãos, considerando a quantidade de material, em massa, retido nas peneiras da série normal (76; 38; 19; 9,5; 4,8; 2,4; 1,2; 0,6; 0,3; 0,15 mm)5, determinados de acordo com a NBR 7217 (ABNT, 1987). Além da curva decomposição granulométrica são também definidos, no ensaio de granulometria, o módulo de finura e a dimensão máxima (diâmetro máximo) do agregado. O módulo de finura corresponde ao valor resultante da soma da percentagem retida acumulada nas peneiras da série normal, divididas por 100. Quando se traça a curva de composição granulométrica, o módulo de finura -porcentagem retida acumulada x malhas da peneira da série normal- corresponde à área limitada pela curva e o eixo horizontal (integral da curva granulométrica). O módulo de finura quantifica se o agregado é mais grosso ou mais fino, sendo que quanto maior o módulo de finura mais grosso é o agregado. A dimensão máxima é a grandeza determinada a partir da distribuição granulométrica, que corresponde à malha da maior peneira, em que fica retida uma porcentagem de agregado igual ou inferior a 5%.
1.0 OBJETIVO
De acordo com a norma NBR NM 248, este ensaio tem como objetivo caracterizar os agregados quanto ao tamanho e distribuição de suas partículas, para concreto.
2.0 INTRODUÇÃO Os agregados são considerados materiais granulares, sem forma e volume definido, geralmente inertes, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia. Neste