Compositos Polimericos
Jheniffer Chinasso de Lara Faria - GRR20147884
Materiais Compósitos Poliméricos
Curitiba
2015
Sumario
Introduçao............................................................................................3
Desenvolvimento.................................................................................4
Utilização dos compósitos poliméricos................................................6
Tabelas................................................................................................8
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo a explicação de materiais compósitos poliméricos e o motivo deste material ter uso dentro da vida das pessoas atualmente. Este objetivo será alcançado através de dados tabelados obtidos em trabalhos acadêmicos da área.
Materiais Compósitos Poliméricos
Compósitos são materiais cuja estrutura é constituída por uma combinação de dois ou mais produtos não solúveis entre si. Um dos seus produtos é chamado de fase de reforço e outro de matriz. A matriz envolve o reforço, podendo ter em sua composição adições, tais como aditivos e materiais de enchimento, que modificam e podem melhorar suas propriedades. Alguns exemplos são : Concreto, madeira e osso humano são alguns tipos de compósitos. Os materiais compósitos poliméricos, ou plásticos reforçados com fibras, chamados de fiber reinforced plastics ou fiber reinforced polymers (FRP) na literatura internacional, são compostos, basicamente, por fibras de elevada resistência envolvidas numa matriz polimérica (resina). Esses materiais podem ter comportamento anisotrópico, ortotrópico ou quase isotrópico, dependendo do tipo e das direções preferenciais das fibras, que são o componente mais resistente e rígido do compósito.
‘’Segundo Hull e Clyne (1996), o valor do módulo de elasticidade de compósitos polimé- ricos, na direção perpendicular ao sentido longitudinal das fibras, tende a variar entre 3% e 10% do