Comportamento Organizacional - Uso do Condicionamento Clássico
Escrito por Rebeca Renata | Traduzido por Ale Grassi
Behaviorismo é uma teoria da psicologia que estuda todos os comportamentos da maneira que foram adquiridos
O termo behaviorismo, conhecido também como comportamentalismo ou condutismo, se refere a uma teoria da psicologia que estuda todos os comportamentos da maneira que foram adquiridos. O condicionamento clássico é uma forma de behaviorismo no qual um estímulo específico produz uma resposta previsível. O exemplo mais comum é quando os cães cheiram um alimento que faz com que salivem. Quando um sino é tocado em todas as refeições, os cães começam a salivar em resposta ao sino, mesmo sem a presença do alimento. O condicionamento clássico pode desempenhar papéis diferentes na sala de aula.
Reforce o aprendizado
Professores que desejam utilizar técnicas comportamentais para reforçar o aprendizado são mais propensos a usarem técnicas de condicionamento operante. Este envolve punições e recompensas, que pode ser feito por um professor simplesmente oferecendo uma recompensa (um elogio, por exemplo) por um trabalho bem feito ou uma punição (lição extra) por não fazê-lo bem. O condicionamento clássico não pode ser utilizado tão diretamente, mas muitas vezes pode funcionar juntamente com o condicionamento operante para reforçar a aprendizagem. Por exemplo, se o ambiente geral na sala de aula é de elogios e prazeroso durante a aprendizagem, o aluno associará esse prazer com a aula em específico, sendo mais propenso a participar.
Aprendizado interrompido
Os alunos que aprenderam a associar situações ameaçadoras ou temerosas com experiências em sala de aula podem ter mais dificuldades. Por exemplo, muitas vezes os alunos associam testes de matemática com a ansiedade e a pressão de uma prova. Essa resposta condicionada pode ser baseada em experiências precoces na escola primária, onde a criança lidava, por exemplo, com provas cronometradas de muita pressão.