Comportamento Organizacional UAM unidade 2
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Executivos da indústria de cigarros mudaram em relação a respeito do hábito de fumar. Durante anos, argumentaram que o cigarro não viciava e desafiaram evidências científicas dos riscos à saúde causados por este comportamento. Processos movidos contra a indústria do tabaco trouxeram à tona documentos que atestavam que essas empresas sabiam dos riscos e intencionalmente vendiam seus produtos, principalmente a menores de idade. Os executivos acabaram admitindo que o hábito de fumar é uma das causas do câncer, e que os esforços de marketing que faziam, era justamente pesquisar e estimular o fumo entre os adolescentes. Um dos executivos declarou na época: “É imoral, antiético e ilegal vender tais produtos a menores de idade”. Este caso, em relação aos executivos, ilustra:
Resposta Selecionada:
b.
A mudança de atitude.
Resposta Correta:
b.
A mudança de atitude.
Feedback da resposta:
Alternativa correta:A mudança de atitude.
Atitudes são afirmações avaliadoras que fazemos de forma favorável ou não em relação a alguém ou alguma coisa. Então refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. Não são a mesma coisa que valores, mas ambos se inter-relacionam. Valor é estável e atitude não. Por exemplo, quando as propagandas querem mudar as suas atitudes em relação a algum produto. O caso dos executivos da indústria do tabaco evidencia a “mudança de atitudes” deles, ou seja, passaram a considerar o cigarro como malefício, principalmente em relação ao uso indiscriminado de jovens menores de idade. Certamente o fator motivacional que os levou a esta mudança de atitude foi a exposição pública, processos movidos e talvez até o peso na consciência.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Altos executivos determinam as metas das organizações, quais produtos ou serviços oferecer, como financiar as suas operações ou onde localizar uma nova unidade da empresa.