Comportamento organizacional - Resumo Capitulo 01 e 02
A educação oferecida deve ser útil, não só para o curriculum, mas também á vida do individuo. A ideia é útil se a compreensão é útil. Não basta aprender, deve se colocado em prática para fortalecer o aprendizado, sempre questionando aquilo que foi ensinado, abrir a mente para coisas novas. É preciso pensar diferente do que estamos habituados, existem muitas ideias elas só precisam vir à tona. Pensando assim, Gardner inicia seu processo de reflexão sobre o conceito de inteligência, inteligência no caso seria a habilidade de lidar com situações difíceis ou criar produtos ótimos.
. As pessoas não são iguais, porque possuem inteligência diferenciada, portanto, adquirem e usam seu conhecimento de formas variadas.
Freire não aceita os métodos de ensino tradicional, pelo seu ponto de vista não passa de um processo de domesticação capaz de transformar pessoas brilhantes em máquinas burocráticas. O ensino deve ser feito de modo que o aluno seja tratado como ser humano, não como um mero objeto. A educação não é apenas uma transferência de aprendizado, deve fazer florescer o poder de percepção crítica da maneira como ele existe no mundo que se encontra. Logo depois é exposta a teoria de um dos autores mais recentes, que foi quem melhor definiu o conceito de organização de aprendizagem, o Peter Senge, em seguida Daniel Goleman comunga com Howard Gardner, quando diz que o tipo de inteligência medido pelo QI é algo pobre e estreito, um dano genético impossível de ser alterado. Goleman defende que a inteligência emocional tem um peso maior na aprendizagem, diz que emoções fora de controle impede o funcionamento do intelecto do aluno. Freire separa a sociedade entre “sujeito” e “objeto”, a primeira é capaz de aprender e a segunda apenas de absorver o que é ensinado. Em suma, o aprendizado deve ser aplicado de forma a excitar o aluno a querer aprender sempre mais, porém, o aluno deve ter a capacidade de compreender o que