Comportamento Organizacional parte 3
O processo da abordagem da administração se iniciou no século XX, deu se inicio a um grande aumento de empresas que com elas não tinham capacidade de desenvolver seu trabalho com tanto crescimento. Daí surgiu a abordagem clássica que é uma forma mais cientifica e menos improvisada.
Como teve esse aumento de empresas “obrigatoriamente” houve a famosa concorrência e o famoso gasto a mais de empresas, à partir dai as empresas começaram abrir seus olhos e começaram a reduzir gastos para chegarem a grandes lucros.
Para que isso acontecesse de forma que não prejudicasse o funcionário que sempre trabalhou com suas “manias” e também não prejudicasse a empresa que queria o crescimento, foi feitoa divisão de hierarquia e com ela processo padrão de trabalho, onde todos os funcionários da mesma função trabalhariam da mesma forma e no mesmo tempo, ai padronizou cada setor da “empresa“.
FAYOL foi o criador da “teoria clássica da administração” que tinha como prioridade a organização para depois colocar as tarefas ele era um visionário.
Para ele o princípio básico partia da divisão do trabalho que daria sequencia a todos os outros pontos da empresa.
Pirâmide de Maslow
Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.
Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes: a. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
b. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
c. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;
d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
e. Passividade, moral baixo, má vontade,