Comportamento Organizacional Jonassss
3730 palavras
15 páginas
Capitulo 7-Teorias de Transição1-Introdução
Mary Parker Follett e Chester Irving Barnard são dois estudiosos que contribuíram significativamente ao pensamento administrativo, antecipando a compreensão de como a organização formal e a parte das relações humanas poderiam ser integradas.
2-Mary Parker Follett
Ela tentou implementar uma filosofia de administração baseada na tese de que qualquer sociedade duradoura, produtiva, deveria se fundamentar no reconhecimento dos desejos motivacionais do individuo do grupo. Pertenceu a era da administração cientifica, foi uma pensadora politica, social e de administração, oque originou sua inspiração para os estudos no trabalho social em sua cidade natal.
2.1-O princípio do grupo
Os princípios de um grupo estavam por ser a nova psicologia e foi usado para substituir ideias velhas de que um individuo age ou sente independentemente. Então Follett concluiu que a verdade individual é a verdade do grupo e que o homem não pode ter direitos fora da sociedade ou independente da sociedade ou contra ela. Segundo ela os principais problemas encontrados pelos gerentes das indústrias era poder, controle, participação e conflito.
Follett foi a primeira estudiosa a analisar na motivação humana, partindo de valores individuais e sociais. A administração deve compreender as pessoas, a sociedade para assim a administração atingir o seu objetivo que é conseguir a integração das pessoas e a coordenação de suas atividades. Segundo ela a coordenação dividia-se em coordenação pelo contato direto, coordenação do processo de planejamento, coordenação dos relacionamentos recíprocos, coordenação como um processo continuo.
2.2-A lei da situação
Para Follett a situação concreta é que governa as ordens a serem dadas e a atenção que as pessoas darão a essa ordem, devendo ser afastados elementos subjetivos, tais como vontade pessoal do chefe, deixando que a situação determine oque é certo e oque é errado. Essa lei produziria a unidade e a integração