Comportamento Organizacional: criando uma vantagem competitiva.
Pós Graduação Gestão Empresarial
Dimensão dos Indivíduos nas Organizações
Texto 2 - Comportamento Organizacional: criando uma vantagem competitiva.
Administração Diversidades e Diferenças Individuais
O fogo que movia a era industrial era alimentado por carvão, petróleo e recursos naturais; as guerras entre as nações foram travadas em torno do controle de tais recursos. Tal como acontece com esses recursos naturais, os recursos humanos valiosos estão espalhados por todo o planeta, por isso, essas guerras estão sendo travadas, cada vez mais, em território estrangeiro.
A habilidade matemática e a técnica de cientistas russos estão surpreendendo os selecionadores de empresas ocidentais. Isso ocorre porque esses talentos são obtidos a preços promocionais. Em outros setores, como os de desenvolvimento de software, engenharia e produtos farmacêuticos, o talento de alta capacidade e baixo custo está sendo cadê vez mais procurada na Índia, Taiwan, Cingapura, China e Coréia.
Embora tenha tentativas fracassadas de reduzir esse fluxo, a maior barreira efetivamente é a integração desses talentos no que diz respeito às diferenças culturais entre povos manifestados em diferenças de personalidade e estilo de trabalho. A capacidade de superar esse tipo de diferença individual é a habilidade crucial do gerente de hoje.
Gerentes que não conseguem administrar com êxito a diversidade inevitavelmente caem em uma dentre duas armadilhas. Por um lado podem supor que todas as pessoas são basicamente semelhantes, essa crença que o mundo inteiro é exatamente como eu, foi chamada de falácia da imagem do espelho. Gerentes que não atentam para as diferenças entre pessoas dentro desses grupos inevitavelmente prejudicam seus funcionários, empresas e carreira.
Capitalizando as Diferenças Individuais
Uma vez que não é possível que as diferenças individuais desapareçam, as empresas que desejam ter êxito devem tentar capitalizar as diferenças de