Apostila de PoliUterano
Os polímeros são macromoléculas com unidades de repetição de pequena massa molar. Podem ser classificados de várias formas, dentre elas, considerando o comportamento térmico: termoplásticos e termofixos. Os elastômeros encontram-se entre esses dois comportamentos. O poliuretano é um importante representante dos elastômeros[1-5]. A síntese dos poliuretanos também acontece por um dos mecanismos previamente citados em outros experimentos: a) polimerização em etapas e b) polimerização em cadeia. Cada um dos mecanismos tem suas particularidades e são objeto de estudos profundos[6-14] O poliuretano é utilizado em várias aplicações para obtenção de espumas flexíveis e materiais rígidos,mostrando sua grande versatilidade[15].
Procedimento experimental
Para a síntese do poliuretano serão utilizados os seguintes:
Reagentes:
5 mL de poliol
0,5 mL da mistura catalisador*/corante (10% de catalisador)
5 mL de ToluenoDiIsocianato (TDI)
Equipamentos
1 bagueta de vidro para mistura dos reagentes
1 copo plástico (PS) de 300 mL
Procedimento
Adicione o poliol e a mistura catalisador/corante ao copo e homogenize muito bem, verificando a completa dispersão do corante;
Adicione o TDI e homogenize muito bem, outra vez;
Retire a bagueta do interior do copo e coloque o copo sobre uma folha de papel toalha para evitar sujar a bancada caso haja derramamento do PU após expansão. Repouse a bagueta sobre o papel.
Observe a expansão do PU.
Depois de cinco minutos da ocorrência da expansão, toque a superfície do
PU e verifique a consistência e a formação de “pele”.
Siga a orientação do professor quanto ao descarte.
Questionário
1) Descreva os mecanismos de polimerização conhecidos por poliadição e policondensação. 2) Escreva três fórmulas estruturas de isocianatos.
3) Escreva três fórmulas estruturas de polióis.
4) A presença da água afeta a reação do PU?