Comportamento humano
Deepak Chopra, formado em medicina na Índia, busca no livro Ciência X Espiritualidade, a compreensão da condição humana. Segundo ele, a espiritualidade se orienta para uma região invisível e transcendente, interna aos indivíduos, havendo uma realidade invisível que é fonte de todas as coisas visíveis e que pode ser reconhecida pela nossa consciência. No debate entre ciência e consciência sobressai a questão da livre resolução dos seres humanos, cuja naturalidade acabou sendo perdida nas complexas teorias religiosas e científicas.
Segundo esclarecimentos do escritor alemão Abdruschin (1875-1941), autor da Mensagem do Graal, cada intuição forma imediatamente uma imagem com a participação do cerebelo que deve ser a ponte da alma para dominar o corpo. O cerebelo é a parte do encéfalo que transmite o sonho, estando ligado ao cérebro anterior de cuja atividade se originam os pensamentos ligados ao espaço e ao tempo, os quais compõem o raciocínio. Como ponte, o cerebelo possibilita a manifestação da alma através de intuições, as quais dão as coordenadas ao raciocínio formado pelos pensamentos. Quando o raciocínio se torna dominante, ele bloqueia a intuição.
O ser humano não é máquina, uma vez que as máquinas não podem tomar decisões por si, mas apenas fazem aquilo para o que foram programadas. Deepak defende que o ser humano tem a faculdade de decidir, de fazer livres escolhas de forma consciente com o seu livre arbítrio. No entanto, os humanos têm se deixado viciar em agir no piloto automático, sem prestar atenção ao que