comportamento humano
A relação entre ética e comportamento humano ultrapassa muito as questões de certo e errado, e avança para os temas mais inusitados.
Sabemos que, por conta de questões éticas, o ser humano tanto é capaz de simplesmente alegrar-se, sentir-se feliz pela realização ou pela observação de um ato justo, quanto de ficar doente, deprimir-se, ter reações físicas, como dores musculares ou problemas estomacais, entre outras coisas.
Um lugar onde a questão ética tem feito muita diferença é nos ambientes de trabalho.
Não é à toa que filósofos têm sido contratados por empresas para gerenciar projetos de recursos humanos.
E tudo isso por um único motivo: quanto mais percepção de que estão sendo tratados eticamente, melhor é a produção e a criatividade dos funcionários.
Essa relação tem sido cada vez mais evidenciada por pesquisas sobre as melhores empresas para se trabalhar e a sua produtividade. Na voz de um dos maiores especialistas da área, Robert Levering:
"... alguns aspectos de qualquer trabalho são semelhantes a um produto: a empresa oferece uma remuneração específica e benefícios em troca de dada quantidade de trabalho e empenho por parte dos funcionários. Mas grandes empregadores trazem outra dimensão à questão. Também tratam o trabalho dos funcionários como um presente, algo que é único, humano, e que os funcionários consideram parte de sua identidade pessoal e de seu senso de valor próprio."
Pensando neste sentido, a relação entre ética e capitalismo é algo que começa a se evidenciar. Produção melhor em empresas éticas, escolha (por parte dos consumidores) de produtos fabricados por empresas éticas e que se preocupam com meio embiente, relação de transparência em todos os sentidos: pequenos caminhos para um mundo melhor, ao menos para quem pode participar dele.
Ética (InfoEscola)
A Ética é uma virtude que está sempre presente no comportamento humano, portanto é um fator essencial na