Comporatmento organizacional
ANHANGUERA UNIDERP INTERATIVA
CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
POLO: ARAÇOIABA DA SERRA-SP
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATPS – Etapa 1
1º semestre
Integrantes do grupo:
Américo De Jesus Do Amaral - RA:.
Elias Rodrigues:
Fabio Junior Silveira Pereira: RA:
Gustavo Alves Maia: RA:
Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional tem seu conceito focado no relacionamento humano no seu modo de se comportar e atitudes perante um grupo, comunidade, organização, ou ambiente onde vive. O comportamento organizacional é constituído por vários fatores e processos, como:
Avaliar uma situação levando em consideração suas variáveis na estrutura, cultura da organização, relacionamentos pessoais, motivação dos colaboradores, diferenças pessoais e profissionais (sexo, religião, raça, qualificação profissional, etc.), lidarem com o tempo e imprevistos, auxiliar nas mudanças, estimular a criatividade e evolução, gerar organizações competitivas, promover a harmonia, união e ética no ambiente de trabalho e entre todas as suas hierarquias. Essas são varias características da utilização do comportamento organizacional que cabe lidar com a “peça” mais importante de uma organização, que são seus funcionários, que bem estruturados geram melhores resultados para seus setores e conseqüentemente para o produto final de toda a organização.
Comparação entre os autores:
Autor: JOHN WAGNER
Obra: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CRIANDO VANTAGEM COMPETITIVA
e
Autor: STEPHEN ROBBINS
Obra: CULTURA ORGANIZACIONAL
Tanto JOHN WAGNER Como STEPHEN ROBBINS mostram características semelhantes, como por exemplo, dividir o comportamento organizacional em 3 (três) níveis, sendo eles:
1- O individuo, levando em consideração seu lado pessoal perante a organização.
2- O grupo ou equipe no qual o individuo este inserido e como ele se relaciona perante ele.
3- A organização como um todo, ou seja, fatores culturais do