Componentes de um Microprocessador
Índice de ilustrações
Introdução
Os Microprocessadores hoje em dia, com dimensões bastante pequenas, oferecem mais poder e mais capacidade.
O centro do computador, a unidade central de processamento (CPU) é constituído por um ou mais microprocessadores. São produzidos a partir de um chip de silicone que contém milhões de transístores.
A Intel introduziu o primeiro microprocessador em 1971 e chamou-lhe chip 4004. A principal característica é o facto de ter sido integrado num único chip, vários componentes, facilitando assim a implementação, as comunicações, e diminuindo assim o tamanho, o consumo de energia e também o preço.
Foi criada para ser integrada numa calculadora, funcionava a 4 bits, continha 2300 transístores e conseguia executar 60 000 cálculos por segundo.
1. Microprocessadores
O microprocessador, também denominado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e toma decisões num computador. Todos os computadores baseiam-se nele para executar funções. Podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções.
Um microprocessador incorpora as funções de uma unidade central de computador (CPU) num único circuito integrado, ou no máximo alguns circuitos integrados. É um dispositivo multifuncional programável que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instruções armazenadas na sua memória, e fornece resultados como saída. Os Microprocessadores executam com números e símbolos representados no sistema binário.
É responsável pela execução das instruções num sistema, o microprocessador, determina a capacidade de processamento do computador e também o conjunto primário de instruções que ele abrange. O sistema operativo é