microprocessadores
O primeiro microprocessador foi desenvolvido pela Intel (acrônimo de Integrated Electronics) nos anos 1970. O cliente era uma companhia japonesa de nome Busicon, que não comprou a idéia. Como a Intel teve que arcar com os custos do desenvolvimento e não tinha um cliente que comprasse o produto, resolveu colocá-lo no mercado como um sistema microprocessador de “uso geral” para aplicações onde componentes discretos de lógica digital eram empregados.
O componente foi um sucesso e logo a Intel desenvolveu um novo microprocessador de 4 bits chamado 4004. Em 1974, um microprocessador mais poderoso de segunda geração (denominado 8008) foi anunciado e fornecido como um componente simples, que foi rapidamente seguido pelo Intel 8080. No mesmo período, a Motorola lançou o seu primeiro microprocessador, denominado 6800, que possuía um processador de 8 bits com a mesma capacidade de processamento do Intel 8080. Nesta ocasião, a arquitetura interna usada no Intel 8080 e no Motorola 6800 eram muito diferentes.
Intel e Motorola mantiveram as diferenças fundamentais na arquitetura de seus processadores mesmo nos modelos mais modernos. No caso dos processadores desenvolvidos pela Intel, o modelo 8080 evoluiu no modelo 8085 (também com registros de 8 bits