Complicações pulmonares
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA As complicações pulmonares pós-operatórias (CPP) podem ocorrer por inúmeros fatores, como alterações pulmonares, doenças respiratórias agudas, tabagismo, duração da cirurgia aplicada e hábitos da vida diária. (RENAULT, 2008) Através de suas técnicas, a fisioterapia respiratória atua na tentativa de evitar o desenvolvimento das CPP e/ou tratá-las quando encontradas, buscando a melhora do prognóstico do paciente. (CAVENAGUI, 2011) Este projeto é integrante do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Meio Ambiente da UnC (NUPESC), grupo de pesquisa devidamente cadastrado no CNPq e está em consonância com a linha de pesquisa da UnC: saúde, meio ambiente e qualidade de vida.
1.2 PROBLEMA
Quais são os efeitos da fisioterapia respiratória na prevenção de complicação pulmonares pós operatórias?
1.3 JUSTIFICATIVA A fisioterapia respiratória aplicada no período pós operatório tem como objetivos reduzir e/ou prevenir a perda da função pulmonar, a perda da força muscular ventilatória, promover a reexpansão pulmonar, bem como restaurar seus volumes e capacidade e facilitar, expectoração de secreções traqueobrônquicas e higiene brônquica, prevenindo assim as CPP’s. (PEIXOTO-SOUZA, 2012) Espera-se que com uma revisão sistemática a partir de estudos com rigor metodológico e a busca retrospectiva de prontuários possam ajudar a comprovar os benefícios da fisioterapia para prevenir ou amenizar estas complicações pulmonares.
1.4 HIPÓTESES
Nula: que a fisioterapia respiratória não cause nenhum efeito positivo nas complicações pulmonares pós cirúrgicas
Alternativa: que por meio da revisão e pesquisa retrospectiva fique demonstrado que a fisioterapia tenha um efeito positivo na prevenção ou amenização de complicações pulmonares pós operatórias.
1.5 OBJETIVOS
1.5.1 OBJETIVO GERAL
- Avaliar os efeitos da Fisioterapia respiratória na prevenção e ou amenização das complicações pulmonares pós cirúrgicas.
1.5.2 OBJETIVOS