Completação i
1. Na Petrobrás existe uma padronização nacional para tipos de conexões, grau do aço e peso dos tubos de produção, facilitando o intercâmbio entre regiões e permitindo, menos itens no estoque.
Na E&P–BC as conexões padronizadas para as colunas de produção são:
Ø EU (External Upset)
Ø NU (Nou Upset)
Ø TDS (Tubing Double Seal)
Ø BUTTRESS (Para coluna 5.1/2”)
Ø Vau-Ace (Vallourel) empregada nas Bacias de Campos.
A seleção da tubulação a ser empregada num determinado poço leva em conta 4 fatores. Cite 2.
R:
Ø Diâmetro interno do revestimento de produção
Ø Máxima vazão esperada
Ø Fluido a ser produzido
Ø Esforços mecânicos
2. O que você entende sobre Shear-out? É equipamento instalado na extremidade inferior da cauda de produção, que permite o tamponamento temporário da camisa também conhecidas como Sub de pressurização.
R: Shear-out passa a funcionar como uma boca de sino, pois tem sua extremidade inferior bizelada para facilitar a reentrada de ferramentas na colunas de produção.
3. A Hidro-Trip serve para tamponamento temporário da coluna. Ter função também e da Shear-out, o que então às diferem?
“OBS”: O dimensionamento dos parafusos de cisalhamento e operação são semelhantes à da Shear-out.
R: Posição, além de possuir as funções da Shear-out a Hidro-Trip possui roscas também na parte inferior e pode ser instalado em qualquer ponto da coluna.
4. Os NIPLLES DE ASSENTAMENTO são “Sub” que possuem uma área polida para vedação e uma sede de tratamento serve para alojar, numa profundidade bem definida, PLUGS (Para isolamentos de zonas produtivas), STANDING VALVE (Para impedir perda de fluido para a formação), INSTRUMENT HANGER (Com registradores de pressão para teste de produção) e CHOKE (Teste de uso raro, permitindo a produção simultânea de duas zonas com diferentes pressões). Sendo assim, onde