Competências profissionais - 6 semestre da faculdade anhanguera
Licenciatura em Pedagogia
Pólo República
Alunas:
Tutor á distância: Gilse T. Lazzari Perosa
Belém – Pará – 27/11/2012
INTRODUÇÃO
O artigo refere-se a uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar aspectos da aprendizagem do cálculo matemático das quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) em 34 alunos do 1°ano do Ensino Fundamental de 17 escolas públicas da cidade de Erechim, RS. Para tanto, foi aplicado o sub-teste de aritmética do TDE (Teste de Desempenho Escolar), de Lílian Milnitsky Stein, observando-se os padrões de erros cometidos pelos alunos. Observou-se que o maior número de erros ocorreu nas operações de divisão e subtração, seguidas da multiplicação e da adição. As categorias emergentes apontaram erros como procedimentos incorretos no desenvolvimento do algoritmo; reprodução errada da proposta; erro de contagem; cálculo mental; e erros estranhos. Os dados demonstram que os alunos participantes apresentaram dificuldades esperadas para alunos de séries iniciais (1ª à 4ª séries), no âmbito das quatro operações básicas, sendo que boa parte dos erros apresentados podem ser atribuídos a não compreensão do algorito ou a dificuldades atencionais e/ou de memorização. Muitos erros cometidos pelos alunos também podem ser devidos ao descompasso entre o tempo em que esses algoritmos são ensinados na escola e o tempo próprio de cada criança para a compreensão dos mesmos.
A aprendizagem da Matemática é tida, juntamente com a leitura e a escrita, como
- uma das aprendizagens fundamentais da Educação Básica, dado o caráter instrumental dos seus conteúdos (ORRANTIA, 2006). É preciso que as crianças aprendam sobre Matemática para entender o mundo ao seu redor, pois, além de matéria escolar, é parte importante de suas vidas cotidianas.
Entretanto, como disciplina escolar, observa-se que a Matemática pode ser fonte de dificuldades para muitos alunos. Dentre os motivos que contribuem para isso,