COMPETENCIAS DA DIREÇÃO ESCOLAR
CURSO: GESTÃO ESCOLAR
TEMA DO TRABALHO: COMPETÊNCIAS DA DIREÇÃO ESCOLAR
José Bonifácio,
2014
Resumo
Visualizar as variáveis da gestão escolar de modo a identificar, a dicotomia nesse segmento e suas possíveis influencias na administração da escola, sob a ótica do diretor centralizador autoritário, diretor educador participativo.
Crise e Educação são termos frequentemente associados. Por con¬sequência, o sistema educacional tem sido uma das áreas das políticas pú¬blicas mais recorrente e sistematica¬mente "reformadas".
Pensando nessa palavra temos os modelos de gestao escolar tradicional sob a otica da autoridade maxima onde se faz atas e conselhos de mentira dando a entender a participação da comunidade escolar e lhe faz aquilo que bem entende achando que a escola é sua mas a escola é um bem publico.
Essa sistema de autoritarismo e “exclusão” acontence de forma bem organizada como se fosse a rotina o andar comum de uma instituição de ensino, que começa desde a faxineira, merendeira, secretaria, professores, alunos.
Para dar certo esse sistema o diretor precisa de um braço direito, e alguns bodes expiratorios sob o qual tudo que escutam vão até ele relatar, para manter o controle coersivo daquele metodo que ele impoe para aquela escola que muitas vezes e questionado e criticado pelos professores.
Percebe também que esse tipo de administração onde nada, escuta só se transmite as ordens há muitos problemas. EX:
A arrogancia de uma diretora lhe custou muitas reclamações de pais de alunos e da equipe escolar pois não aceitava fazer o recreio em dois periodos no ciclo I e isso geravá muitos acidentes entre as crianças “trombadas” pelo pouco espaço do patio.
De acordo com Santos (1982), a empresa é comumente definida pelos economistas como uma unidade básica do sistema econômico, cuja principal função é produzir bens e serviços. Para conseguir fabricar