Compet ncia leitora

868 palavras 4 páginas
Competência leitora: estratégias de leitura

Os educadores atuais têm ciência de que ler significa muito mais do que decodificar palavras e frases escritas e impressas. Além desta etapa necessária, que pode ser qualificada de funcional, a leitura significativa abrange outros processos.

O leitor competente é ativo na construção de sentidos. Ler é uma negociação de significados. As experiências que o leitor carrega são evocadas durante o ato da leitura e possibilitam um diálogo com o texto. Quando isto efetivamente ocorre, o leitor rompe sua sujeição aos aspectos superficiais do escrito e torna-se sujeito do conhecimento capacitado a estabelecer elos compreensivos entre o textual e a realidade social ou, como diz Paulo Freire (2009) a “palavramundo”, a palavra referenciada num contexto sócio-cultural concreto. A definição da capacidade [competência] leitora estabelecida pelo documento oficial da OCDE / PISA vai neste sentido: “A capacidade leitora consiste na compreensão, o emprego e a reflexão pessoal a partir de textos escritos com o fim de alcançar metas próprias, desenvolver o conhecimento e o potencial pessoal e de participar na sociedade”.

Considerando-se, portanto, a importância da competência leitora como requisito primeiro para a maturação cognitiva dos indivíduos nas mais diversas áreas do saber – afinal a leitura é a macrocompetência a ser desenvolvida com a formação da educação básica –, o problema capital do professor passa a ser o de elaborar práticas pedagógicas ou estratégias de leituras propiciadoras do desenvolvimento desta competência em seus alunos.

Estratégias de leitura são ações mentais que potencializam a compreensão dos textos escritos. O leitor competente as utiliza recorrentemente, embora, às vezes, de maneira intuitiva e inconsciente. De maneira simples, estratégias de leitura são reflexões acerca da leitura que se realiza. Quando o professor motiva seus alunos a lerem e, além disso, apresenta e exercita algumas estratégias de

Relacionados

  • relatorio
    7251 palavras | 30 páginas
  • Educação e poder
    50921 palavras | 204 páginas