Compartilhar-me
Credito debito: Em contabilidade, o débito representa algo que se tem ou adquire, enquanto crédito é a fonte do débito. Ou seja: em uma transação, onde uma dada quantia é transferida de uma empresa A para uma B, diz-se que a empresa A tem um crédito para com a empresa B e este, por sua vez, um débito para com a empresa A. Originam os (credores) e destinos (devedores).
Antigamente, as contas das empresas eram registradas nas paginas de um livro de livro razão. Atualmente as contas estão registradas em memórias de computador. Onde se encontra o ativo o passivo e o patrimônio liquido de uma empresa.
Lançamentos contábeis
Mecanismo:
Rozonete: Em forma de T coloca-se no razonete nome da conta encima. Do lado esquerdo do T fica o debito, e o lado direito o credito.
Sempre do lado do esquerdo é debito e o lado direito credito.
A diferença entre o total de débitos e o total de créditos feitos em uma conta é denominado saldo. Se o valor dos débitos for superior ao valor dos créditos, a conta terá um saldo devedor. Se o valor dos créditos for superior ao valor dos débitos, a conta terá um saldo credor.
A natureza da conta é que irá determinar o lado a ser utilizado para os aumentos e o lado para as diminuições
Contas de ativo Contas de passivo Contas de patrimônio líquido
Conta ativo aumenta debido diminui credito.
Conta despesa aumenta debito, diminui credito.
Conta passivo diminui debito aumenta credito.
Receita diminui debito aumenta credito.