Comparação linux x windows
O Windows trabalha com duas memórias, a física e a virtual. O Windows sabe exatamente o que deve ser mandado para a memória física e para a virtual. O windows envia para a memória física tudo o que considera importante, já para a memória virtual ele armazena dados que não estão em uso ou armazena dados quando a memória física não tem espaço disponível.
O linux não precisa de muita memória para suas operações, ao abrir programas mais espaço é liberado. No linux os mb livres dos módulos são utilizados como cache de disco. Conforme mais memória é requisitada, o sistema passa a abrir mão do cache de disco e passa a mover arquivos e bibliotecas não usadas há algum tempo da memória RAM para a memória virtual ou swap, liberando memória física para os aplicativos.
interface
Nos Sistemas Operativos, Windows e Linux, no caso da sua interface gráfica, a maioria dos sistemas operacionais, pode funcionar num modo texto e um modo gráfico.
Os Windows Managers definem o modo como a interface gráfica e a interacção ocorrem; isto permite uma enorme variedade de aspectos gráficos e modos de interacção, os quais podem ser pessoalmente modificados; esta flexibilidade não existe nos sistemas operativos Windows, os quais incluem uma interface gráfica embebida e que impede a personalidade total do ambiente gráfico; no caso do Linux pode funcionar só em modo texto.
Mercado
O windows vem instalado na maioria dos computadores, a instalação é fácil e tem uma ampla compatibilidade de drivers por isso é mais usado do que o linux, no brasil 92% das empresas utilizam o windows. O preço do windows depende de sua versão, podendo variar entre R$ 300,00 e R$ 700,00.
Já o linux tem desvantagem no mercado porque muitas pessoas não conhecem seu sistema operacional, no Brasil apenas 19% das empresas utilizam o linux. Porém ao contrário do windows a maior parte das variantes do linux sao gratis.
Perifericos
No windows existe uma ampla compatibilidade com