Comparação entre Émile e Comte
Para Comte, o comportamento humano poderia ser entendido por uma ciência, que ele chamou inicialmente de “Física Social”, ele achava que poderia explicar a sociedade através de leis naturais como na matemática ou na física.
Segundo Comte, os fenômenos sociais poderiam ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, regida por leis e princípios. A partir daí, ele criou uma nova teoria da sociedade, o Positivismo, que partia do principio de que os homens deveriam aceitar a ordem existente, determinando que o certo seja definir “o que a sociedade é” e não “o que ela deveria ser”.
Já Émile Durkheim, considerado um dos pais da Sociologia, mesmo influenciado pelo positivismo, procurou explicar a sociedade pelos “Fatos Sociais”. Durkheim afirmava que “os fatos sociais eram coisas”, qualquer coisa própria da sociedade, que é exterior ao indivíduo e que tem o poder de coerção sobre ele. Émile via a sociedade como um todo e mantida por regras morais, mesmo que a interação das pessoas não sejam as mesmas, estas regas estavam sempre presentes, se não fosse assim não haveria sociedade.
Comte e Durkheim tiveram seus pontos de vista diferentes, enquanto um acreditava que a sociedade podia ser associada às ciências físicas e biológicas, o outro focalizava na explicação da vida e dos problemas sociais.
Conclusão:
Neste trabalho abordei o assunto dos sociólogos Auguste Comte e Émile Durkheim, e conclui que ambos são da escola positivista, defendiam o caráter positivo da sociologia enquanto ciência, porém, enquanto Comte preocupou-se em criar conceitos e teoria, Durkheim foi o responsável pela aplicação delas.
Introdução
O presente trabalho é sobre a análise dos sociólogos Auguste Comte e Émile Durkheim, mais concretamente uma comparação entre os dois pensadores, mostrando oque eles possuem em comum e oque não