o menino do pijama listrado metáfora
Aluna: Rebeca da Costa Ferreira
Curso: Relações Internacionais
O pijama que os uniu
O menino do pijama listrado é um livro que narra, através da visão de uma criança ingênua, os horrores da segunda guerra mundial. Bruno, um menininho de alma pura, morava em Berlim, a cidade que para ele sempre foi como um outro universo onde ele vivia uma vida aconchegante longe de todo horror que acontecia mundo a fora. Tempos depois, Bruno se viu obrigado a ir para uma nova morada devido ao trabalho de seu pai, o menino de alma pura saiu de seu universo mágico para um local cercado, assim como as prisões que via em filmes. Com isso, naquela nova morada, o pequeno Bruno sentia-se como uma pássaro livre que foi colocado, de repente, em uma gaiola e ansiava saber o que acontecia por trás daquela cerca.
O pai de Bruno era como um braço direito do homem mais importante da Alemanha na época, sob as ordens de Hittler, toda a família de Bruno se muda para uma casa localizada na vizinhança do campo de concentração de Auschwitz. Em pouco tempo, o menino se adapta a ideia de ter uma nova morada e como toda criança começa a explorar o novo universo que está vivendo. Bruno, então, se depara com um mundo diferente do seu, o menino passa a observar que através da cerca vivia um verdadeiro “time” em que todos os integrantes vestiam o mesmo uniforme, um pijama listrado.
O menino Bruno, de alma pura, cria um laço de amizade com um garotinho que vivia do outro lado da cerca e que, estranhamente, também vestia o tal do pijama listrado. As duas crianças, Bruno e Shmuel, passaram a viver como unha e carne, inseparáveis, e ao decorrer da história, eles encontram pontos em comum, apesar de viverem em mundos distintos, como possuirem a mesma idade.
Ao longo da história, enquanto Bruno cresce como um guerreiro, forte e saudável, Shumel pode ser comparado a lua, quando passa de sua fase cheia para a minguante. Mesmo assim, com todas os impecilhos