COMPARAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM ONTOLÓGICA E EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

660 palavras 3 páginas
COMPARAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM ONTOLÓGICA E EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

No capítulo Assumptions About the Nature of Social Science do livro Sociological Paradigms and Organisational Analysis, de Burrell e Morgan, verifica-se uma discussão a respeito de quatro concepções sociais relacionadas à pesquisa em Ciências Sociais: ontologia, epistemologia, natureza humana e metodologia. O objetivo deste position paper é relacionar as discussões de apenas duas dessas concepções, a natureza ontológica e epistemológica, com o trecho intitulado: O debate construtivista/positivista presente no capítulo de Michael Reed, Teorização Organizacional: Um Campo Historicamente Contestado, do livro Handbook de Estudos Organizacionais.
Michael Reed, em seu capítulo Teorização Organizacional: Um Campo Historicamente Contestado descreve o papel da abordagem epistemológica no desenvolvimento da teoria organizacional. Para tanto, avalia dois posicionamentos metodológicos, a visão construtivista e a realística. Essa análise vai ao encontro de outro debate idealizado por Burrell e Morgan, que verifica as controvérsias em relação ao nominalismo e o realismo.
Por meio da exposição sobre a ontologia construtivista de Reed, é possível compará-la ao nominalismo descrito por Burrell e Morgan como uma tese que trata o mundo social como uma série de conceitos abstratos que não podem existir independentemente, mas apenas como nomes e rótulos (BURRELL e MORGAN, pág 4). Reed dá ênfase às organizações como sendo objetos socialmente construídos e dependentes (REED, pág. 84). Por outro lado, Reed descreve a ontologia realística como responsável pela visão de uma organização como uma entidade existente e independente (REED, pág. 84). Novamente, se encaixando na definição de Burrell e Morgan, agora sobre o realismo, que descreve o mundo social como sendo feito de estruturas sólidas, tangíveis e imutáveis, alheias ao conhecimento interior do indivíduo.
Reed também inicia um debate

Relacionados