Comparação dos benefícios da hidroterapia associado ao tratamento de estimulação precoce em solo na aquisição motora de crianças com Síndrome de Down: estudo de dois casos.
Comparison of the benefits of hydrotherapy as attached to the provides stimulation in soil of the motore acquisition of children’s with Down Syndrome: study of two cases.
Graduandas do 4a ano de fisioterapia da Faculdade de Guarulhos
BONET, B.S.; ARAÚJO, D.A.; COELHO, V.S.
Co-orientado pelo fisioterapeuta e profº Arthur Pinto dos Santos Junior
Orientado pela fisioterapeuta, mestre e profª Adriana Garcia Orfale
Guarulhos - 2007
Resumo
Introdução: As crianças com Síndrome de Down (SD) apresentam um atraso no desenvolvimento motor, influenciando diversos sistemas. A estimulação precoce pode proporcionar nas aquisições motoras, e quando associada a hidroterapia, haverá um favorecimento na independência. Sem a ação da gravidade pode ser trabalhados fortalecimento muscular, equilíbrio, ortostatismo e a marcha, contribuindo para a realização das atividades propostas em solo.
Objetivo: Comparação dos benefícios da hidroterapia associado ao tratamento de estimulação precoce em solo na aquisição motora de crianças com Síndrome de Down: estudo de dois casos.
Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo prospectivo e randomizado com 8 crianças portadoras de SD. Os pacientes foram divididos em grupo controle e experimental. Sendo atendidas 1 x por semana, tanto em solo quanto em hidroterapia. Foi elaborada uma avaliação de deficiência simplificada e modificada, com a finalidade de quantificar a análise dos resultados, sendo esta estabelecida com base na avaliação de David Werner.
Resultado: A analise dos resultados foi estabelecido através de pontuação da avaliação, onde o grupo controle obteve 7,6% de melhora quando comparado com Avaliação Inicial (AI) e Avaliação Final (AF), já o grupo experimental obteve quando comparado com Avaliação Inicial e Avaliação Final 10,8% de