Comparação de resistência mecânica de amalgama e demais resinas odontológicas
Paulo César de Souza1, Felipe Augusto da Silva 1, Jeová Massí 1, Rodrigo Cimino Sá1, João Carlos Lazaro2.
1 Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Graduação em Engenharia Biomédica.
2 Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D
Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Brasil, 12244-000.
Fone: +55 12 3947 1142, Fax: +55 12 3947 1000
Resumo- Amalgama é um material comumente utilizado em clinicas odontológicas pelo mundo inteiro, porém contêm substâncias prejudiciais ao ser humano. Apesar disso ainda é extremamente utilizada no SUS, devido ao seu baixo custo e alta durabilidade. A amalgama custa até três vezes menos que outros tipos de resinas e dura cerca de quatro vezes mais. . Porém esse fator não deve ser o único elemento a ser levado em conta na hora das restaurações, já que mercúrio, um elemento prejudicial à saúde, é uns dos principais componentes da amalgama. Este trabalho tem como objetivo à comparação da qualidade mecânica entre resinas odontológicas e amalgama. Inicialmente as amostras foram pesadas e submetidas a um teste de resistência mecânica Conclui-se a superioridade mecânica da amalgama quando comparada a outras resinas.
Palavras-chave: Amalgama, resina odontológica, resistência Mecânica.
Área do Conhecimento:Engenharia
Introdução
málgama é um material, utilizado na odontologia, feito de uma liga de mercúrio, prata e estanho, que por ser resistente a oxidação, tem a finalidade de proporcionar a restauração dos dentes.
Mercúrio é um metal líquido e uma das substâncias mais perigosas conhecidas pelo homem. A maioria das pessoas tem amálgama em suas bocas e seu preenchimento leva como matéria-prima esse metal. Durante anos, os dentistas acreditaram que estes preenchimentos estavam seguros, mas agora sabemos que toda vez que mastigamos ou escovamos nossos dentes, o mercúrio é lançado como vapor e nós o inalamos.
Em