Comparativos da Pré História (Arte Paleolítica e Neolítica)
A Arte Paleolítica, tendo inicio (aproximadamente em 2500000 a.C.) também conhecida como (Idade Pré-Lascada), é o período mais longo de todos. Tem como característica o Naturalismo, no início era muito simples e após muito tempo começaram a aperfeiçoar suas técnicas e a partir da dominação de uma nova técnica, o artista da Idade Pré-Lascada passou a pintar animais, por exemplo.
Suponha-se que o quê os levava a fazer esses tipos de pinturas, era a “Crença”. Ou seja, eles acreditavam que poderiam matar um animal, desde quê tivessem um desenho representando um animal ferido. O homem Paleolítico, era caçador, nômade e morava em cavernas.
Como o tempo também adquiriu outra técnica, que foi a de esculpir. Em suas esculturas, destacava-se a imagem feminina. Como, por exemplo: A Vênus de Willendorf, com as seguintes características: Nádegas grandes, seios volumosos e ventre saliente. Acredita-se que essa escultura represente mulheres gestantes.
No fim da Idade Pré-Lascada (cerca de 8000 a.C.) as condições de vida começaram a sofrer pequenas mudanças. Consequentemente, dando inicio a alterações na vida do homem Paleolítico.
Após essas mudanças, deu-se inicio a Idade Pré-Polida (por volta de 10000 a.C.), nome pelo qual também é conhecida a Arte Neolítica, ela recebeu este nome devido a técnica utilizada neste período. O homem Neolítico passou a desenvolver a agricultura, deixando a caça de ser sua única fonte de alimento. Também passou a domesticar animais.
Além dessa evolução, o homem Neolítico conquistou novas técnicas, abandonando a naturalidade e aderindo a racionalidade aliada ao abstrato. As pinturas encontradas mostram que o homem deste período invés de representar sua caça, eles representavam sua vida com forma de recordação. A sua arte tem traços pequenos, leves e como formas representando movimento. E consequentemente, deu-se inicio a forma escrita.
Além de técnicas de desenhos e pinturas, o homem da Idade Pré-Polida