Eletrização em condutores
Os átomos dos metais (ferro, ouro, platina, cobre, prata e outros), corpo humano, o solo, o ar úmido, etc. têm seus elétrons da última camada eletrônica fracamente unidos, e podem perdê-los com facilidade. Esses elétrons recebem o nome de elétrons livres.
Devido à facilidade de fornecer elétrons livres, esses corpos são chamados de condutores elétricos e usados para fabricar os fios de cabos e aparelhos elétricos, pois são bons condutores do fluxo de elétrons livres.
~ Quando um condutor neutro (oco ou maciço) é eletrizado recebendo, por exemplo, elétrons, na região indicada nas figuras,
Esses elétrons em excesso se repelem e como o material é condutor (permitem a movimentação de elétrons livres) eles tendem a se deslocarem ficando o mais longe possível, que é sua superfície externa.
~Todo condutor eletrizado, quando ligado a terra se descarrega. Se ele estiver eletrizado com carga negativa, ao ser ligado à terra
(ou tocado com o dedo, pois o corpo humano é bom condutor elétrico), o excesso de elétrons se desloca para a terra, deixando-o neutro. Se ele estiver eletrizado com carga positiva, ao ser ligado à terra (ou tocado com o dedo), os elétrons da terra são atraídos para ele, descarregando-o. A Terra tem capacidade de descarregar qualquer corpo por ser praticamente neutra e muito grande. Nas soluções líquidas condutoras os portadores de carga são os íons e nos gases são ionizados são os íons e os elétrons.
Eletrização em Isolantes
Quando atritamos um bastão de vidro com um pedaço de lã, as cargas elétricas do bastão de vidro localizam-se na extremidade do bastão, isto porque, o bastão de vidro é um isolante.
No entanto, se repetirmos o experimento com um bastão metálico segurando-o com um cabo de vidro, as cargas elétricas se espalharão por toda a superfície do bastão, pois o mesmo é um bom condutor de eletricidade.
Chamam-se isolantes os materiais onde as cargas apresentam diiculdades de movimento, conservando-se